4. Segunda fase do pensamento pré-socrático

pre-socraticos

Empédocles de Agrigento

 

Doutrina dos quatro elementos (fogo, água, terra e ar) …

 

Leucipo

 

Escola atomista.

 

Demócrito

 

Escola atomista.

 

Anaxágoras de Clazômena

 

Doutrina das Homeomerias

 

Anaxágoras de Clazômenas (Clazômenas, c. 500 a.C. – Lâmpsaco, 428 a.C.), filósofo grego do período pré-socrático. Nascido em Clazômenas, na Jônia, fundou a primeira escola filosófica de Atenas, contribuindo para a expansão do pensamento filosófico e científico que era desenvolvido nas cidades gregas da Ásia. Era protegido de Péricles que também era seu discípulo. Em 431 a.C. foi acusado de impiedade e partiu para Lâmpsaco, uma colônia de Mileto, também na Jônia, e lá fundou uma nova escola.

 

Escreveu um tratado aparentemente pequeno intitulado Sobre a natureza, em que tentava conciliar a existência do múltiplo frente à crítica de Parmênides de Eléia e sua escola. Afirmava que o universo se constitui pela ação do Nous (νος), conceito que geralmente é traduzido por espírito, mente ou inteligência. Segundo o filósofo, o Nous atua sobre uma mistura inicial formada de sementes que contém uma porção de cada coisa. Assim, o Nous, que é ilimitado, autônomo e não misturado com nada mais, age sobre estas sementes ordenando-as e constituindo o mundo sensível. Os fragmentos preservados versam sobre: cosmologia, biologia e percepção. Esta noção de causa inteligente, que estabelece uma finalidade na evolução universal, irá repercutir em filósofos posteriores, como Platão e Aristóteles.

 

 Anaxágoras aparece ao lado de Pitágoras no quadro Escola de Atenas de Rafael, segurando a tableta com o número triangular 1+2+3+4, a sagrada tetractys dos Pitagóricos.

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1 comentário

Arquivado em Anaxágoras, Empédocles, Filosofia, Leucipo, Pré-socráticos, Texto informativo

Uma resposta para “4. Segunda fase do pensamento pré-socrático

  1. … ” Esse é o nosso Anaxágoras de Clazômenas: ‘ Que o ‘Nous’ comunicado ´por Espírito’ … e que atuava como se forma uma semente que contém um porção de muitas coisas. Quer dizer; já havia a Espiritualidade ‘nua e crua’ já naquela época. O Aristóteles, achava que Deus, é o único motor que não necessita de movimento de outro motor ou mesmo algo próximo. Apesar de opostas, a ação e a reação só existem em função da ação. Ex: Penso logo existo.

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